Foto: Secom/PMP
Notícia do dia 30/05/2020
Por: Neudson Corrêa
Vendo que os números do coronavírus em Parintins só aumentam, a Prefeitura Municipal resolveu massificar as campanhas publicitárias de orientação sobre o combate à Covid-19 e, ainda mais, está radicalizando com os banners nas redes sociais.
A mensagem que passou a circular na Fanpage da Prefeitura, na manhã de hoje, não é nada convencional, porém, é a mais pura expressão do pânico que vive, não só a população, mas também as autoridades municipais.
A foto de um enterro, supostamente de uma vítima do coronavírus, sendo realizado no cemitério São José, localizado no Centro da cidade, se transformou numa mensagem forte, do ponto emocional.
“Fique em casa! Não queremos você aqui!”, é a frase, inserida na foto do sepultamento, utilizada pela prefeitura para tentar despertar o respeito à vida, ao próximo e o medo que deve ter a população diante da mais grave crise na saúde, em mais de um século, desde a pandemia registrada em 1918, que também matou milhões de pessoas no mundo.
Os dados históricos indicam que a gripe espanhola, como foi chamada a pandemia do início do século passado, pode ter matado de 17 a 100 milhões pessoas.
No Brasil, a gripe de 1918 teria tirado a vida de 35 a 300 mil pessoas.
“Não ponha sua vida em risco. Respeite o isolamento social e nos ajude a vencer o coronavírus”, também é outra frase que foi adicionada ao banner postado pela Secretaria de Comunicação.
Com isso, fica claro que a prefeitura quer que a mensagem fique no inconsciente coletivo. São quatro homens, todos paramentados com roupas apropriadas, utilizando máscaras, luvas e botas especiais, como determinado nos protocolos da Organização Mundial e Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para este tipo de situação.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem (29) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Vigilância em Saúde, o município registrou um novo recorde de casos confirmados. Foram 112 diagnósticos positivos, totalizando 1.230 registros. O número de óbitos chegou a 55, seis deles em Manaus.
A campanha publicitária inclui ainda depoimento de especialistas, profissionais em saúde do município e está associada às novas medidas que entram em vigor neste fim de semana.
Durante a reunião que aconteceu ontem (29), a Prefeitura de Parintins prorrogou o decreto do toque de recolher por mais 15 dias. A medida tem validade até o dia 15 de junho e proíbe a circulação de pessoas nas ruas das 15 às 6h da manhã.
A prorrogação do decreto foi definida em conjunto pelo Município, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Conselho Tutelar e outros órgãos que compõem o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus.

Em Japurá
Iniciativa parecida foi adotada pela Prefeitura de Japurá (AM), a quase 900 quilômetros de Manaus.
Um banner publicado no início de abril repercutiu em todo o Estado. O texto era o seguinte:
“A vida é feita de escolhas. Nesse momento, podes escolher”, diz, apontando para a imagem de uma moça num sofá e para uma urna funerária.
A campanha era para tentar evitar a entrada do novo coronavírus no município.
Neste dia 30 de maio, dois meses depois, segundo os dados da FVS-AM Japurá registra 68 casos positivos e nenhuma morte por Covid-19. A matéria foi publicada pelo BNC Amazonas.
