Foto: Divulgação/Secom
Notícia do dia 24/10/2026
O segundo turno das eleições de 2026, neste domingo (25), terá um esquema especial de segurança no Amazonas, com a mobilização de 3.691 servidores das forças estaduais. A operação será realizada em Manaus e nos municípios do interior, incluindo Parintins, para reforçar o policiamento, atender ocorrências e acompanhar possíveis situações relacionadas ao processo eleitoral.
A estrutura anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reúne 2.544 policiais militares, 972 policiais civis, 115 bombeiros militares e 60 servidores responsáveis pela coordenação e pelo monitoramento das atividades.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus, será ativado a partir das 6h de domingo e concentrará representantes das instituições envolvidas. A unidade acompanhará as ocorrências em tempo real, permitindo o compartilhamento de informações e a articulação das equipes.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, a mobilização busca garantir respostas coordenadas às demandas que possam surgir durante a votação.

Foto: Divulgação/Secom
Interior terá mais de 1,5 mil policiais
Dos 2.544 policiais militares mobilizados, 1.440 atuarão em Manaus, com cobertura de 370 locais de votação nas zonas urbana e rural. Outros 1.104 serão empregados nos municípios do interior.
A Polícia Civil contará com 972 servidores, sendo 520 na capital e 452 no interior. Somadas, as duas corporações terão 1.556 policiais destinados aos municípios fora de Manaus.
No interior, a Polícia Civil ficará responsável pelos procedimentos de flagrante na maior parte das cidades. Em nove municípios, o atendimento contará com a participação da Polícia Federal.
Em Manaus, além das delegacias de plantão, os 30 Distritos Integrados de Polícia estarão disponíveis para o registro de ocorrências. A Delegacia-Geral também manterá uma estrutura voltada às demandas relacionadas aos crimes eleitorais.
Bombeiros e monitoramento integrado
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas participará da operação com 115 militares, responsáveis pelo atendimento de emergências durante o período eleitoral.
A SSP-AM também disponibilizará 60 servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), que atuarão na coordenação e no acompanhamento das ações.
O CICC centralizará as informações encaminhadas pelas instituições, permitindo o monitoramento das ocorrências e a mobilização das equipes quando necessário.
Segurança durante a votação em Parintins
Em Parintins, a operação estadual deverá envolver as estruturas locais das forças de segurança, dentro do planejamento estabelecido para os municípios do interior.
O comunicado da SSP-AM, entretanto, não detalha quantos policiais militares, policiais civis e bombeiros serão empregados especificamente no município.
A presença das forças de segurança durante o segundo turno tem como finalidade assegurar a ordem pública, atender ocorrências e contribuir para que os eleitores possam exercer o direito ao voto com tranquilidade.
A votação deste domingo definirá os resultados das disputas para a Presidência da República e o Governo do Amazonas.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).