No Amazonas, cada 100 contaminados pelo novo coronavírus têm capacidade de transmitir para outras 104 pessoas

No Amazonas, cada 100 contaminados pelo novo coronavírus têm capacidade de transmitir para outras 104 pessoas Foto: Divulgação Notícia do dia 26/12/2020

O número efetivo de reprodução do novo coronavírus no Amazonas (fator Rt), chegou a 1.04, no último dia 25 de dezembro – superior à média brasileira, de 1.03. Medido pela Loft Science, o dado aponta que cada 100 pessoas no Estado têm capacidade para transmitir para outras 104. Há um mês, a estimativa era de 0,99. O aumento foi de 5% nesse curto período de tempo.

 

O aumento da capacidade de transmissão explica, por exemplo, a oscilação no número de diagnósticos no Amazonas e, em especial, em Manaus, cidade que reúne o maior número de casos de Covid-19 no Estado, e também de óbitos - 79.027 e 3.297, respectivamente. No Amazonas, os números de diagnósticos positivos e de óbitos, até o último dia 25, foram de 195.806 e 5.161, conforme o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

 

Alguns fatores que contribuem para esse aumento, conforme as autoridades em saúde, são: aglomerações que ocorrem insistentemente em Manaus mesmo após inúmeras campanhas educativas desenvolvidas pelo poder público, o desprezo pelo uso da máscara e pelo álcool gel. Na última semana, a FVS, que é vinculada ao Governo do Estado, apresentou dados que reforçam o alerta sobre a necessidade de se frear a transmissão.

 

Uma das consequências apontadas pela diretora-presidente do órgão, Rosimary Pinto, é o aumento no número de internações, em especial, na capital, que tem apresentado, nas últimas semanas, altas taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19.

 

Até o dia 25, conforme a FVS, a taxa de ocupação para leitos de UTI/adulto, estava em 92,86% na rede pública e de leitos clínicos, em 74,81%. Na rede privada, que também tem sido bastante afetada com a variação, a ocupação de leitos de UTI chegou a 85,96% e de clínicos, a 83,98%. Os percentuais são considerados preocupantes para as autoridades em saúde.

 

Em números reais, 599 pacientes estavam internados, sendo 353 em leitos (101 na rede privada e 252 na rede pública), 232 em UTI (74 na rede privada e 158 na rede pública) e 14 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

 

Em resposta às aglomerações e ao desrespeito por parte da população às orientações de prevenção à Covid-19, o governador Wilson Lima (PSC), anunciou uma série de medidas de enfrentamento à pandemia, como o endurecimento das fiscalizações a festas clandestinas, bares, restaurantes e espaços públicos; além da paralisação de serviços não essenciais, incluindo o comércio e centros comerciais, como os shoppings da capital. As medidas visam frear a disseminação da doença e desafogar a rede de saúde.

Tags: