Foto: Divulgação/Cigás
Notícia do dia 25/03/2026
Durante o segundo dia do Amazonas Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência 2026, realizado na terça-feira (24/03), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) destacou o uso de tecnologias avançadas e a transformação digital como pilares estratégicos para a eficiência operacional.
A apresentação ocorreu no painel “Digitalização e Indústria 4.0: Soluções para Otimização Operacional”, conduzido pelo gerente de Tecnologia da Informação da Cigás, Marcelo Alencar. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas da Companhia voltadas à modernização da infraestrutura tecnológica, automação de processos e uso intensivo de dados para tomada de decisão.
Durante o painel, o gerente destacou os desafios operacionais no contexto amazônico, que exigem soluções robustas e escaláveis para garantir a segurança energética e a continuidade dos serviços. Segundo ele, a digitalização tem sido fundamental para superar limitações da gestão tradicional e acompanhar o crescimento da rede de distribuição.
Entre as soluções apresentadas, estão a implantação de sistemas de supervisão em tempo real (Scada), o fortalecimento do Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona ininterruptamente, e o uso de ferramentas como Big Data, Business Intelligence (BI) e Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e gestão dos ativos.
Outro destaque foi a utilização de tecnologias de georreferenciamento (GIS), que permitem a criação de um “gêmeo digital” da rede de distribuição de gás natural (RDGN), ampliando a precisão no planejamento e na execução de obras, além de reduzir riscos operacionais. A estratégia de digitalização da Cigás também contempla o uso de plataformas de análise de dados, como o Power BI, que possibilitam a visualização de indicadores em tempo real e apoiam decisões mais assertivas, desde o nível operacional até a gestão estratégica.
Apesar do forte viés tecnológico do painel, a apresentação abriu espaço para o pilar fundamental de qualquer transformação: as pessoas no centro digitalização e indústria 4.0. Marcelo Alencar ressaltou que a execução prática do planejamento estratégico da Cigás rumo à inovação só tem sido possível graças à dedicação e ao empenho técnico de toda a Companhia.
“A tecnologia é apenas a ferramenta, pois tudo começa com as pessoas. Toda essa evolução estrutural reflete uma mudança gradual de mindset que a Cigás vem consolidando. O nosso maior legado não são apenas os sistemas que implementamos, mas a cultura digital que a Companhia e os colaboradores estão abraçando diariamente”, pontuou.
De acordo com o gerente, os investimentos em tecnologia têm contribuído diretamente para a melhoria da segurança, otimização de custos e aumento da capacidade de expansão da infraestrutura, preparando a concessionária de distribuição de gás natural para novos desafios, como a ampliação do uso de sensores inteligentes e a aplicação de modelos de inteligência artificial para análises preditivas.
Cigás segue com agenda no último dia do evento
Nesta quarta-feira (25), a Cigás participa de dois painéis no Amazonas Óleo, Gás & Energia 2026. O assessor da diretoria técnico-comercial, Frederico Paixão, integra o debate sobre o segmento de gás natural no Brasil e no Amazonas, abordando perspectivas de investimentos, expansão da infraestrutura e o papel do energético no desenvolvimento regional.
A gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Niaracir Campos, participa do painel “Energia é Lugar Delas e de Todos”, que discute diversidade, inclusão e equidade de gênero no setor e
Além dos painéis, a Companhia também participa da rodada de negócios, com foco na prospecção de parcerias e troca de experiências, e no espaço de exposição institucional, onde apresenta soluções e informações sobre o uso do gás natural em diferentes segmentos.