Projeta aponta cenário de segundo turno entre Omar Aziz e Roberto Cidade na véspera da eleição

Levantamento considera os votos válidos e mostra Omar com 35,29% e Roberto Cidade com 27,63%; pesquisa ouviu mil eleitores no Amazonas

Projeta aponta cenário de segundo turno entre Omar Aziz e Roberto Cidade na véspera da eleição Foto: Divulgação Notícia do dia 03/10/2026

A um dia do primeiro turno das Eleições 2026, pesquisa do Instituto Projeta divulgada neste sábado (3) aponta Omar Aziz (PSD) e Roberto Cidade (União Brasil) nas duas primeiras posições da disputa pelo Governo do Amazonas.

Considerando apenas os votos válidos, Omar Aziz aparece numericamente à frente, com 35,29% das intenções de voto. Roberto Cidade registra 27,63%. 

 

Na sequência aparecem Maria do Carmo (PL), com 17,79%, e David Almeida (Avante), com 16,10%. Cabo Daciolo (Mobiliza) tem 2,20%, Isael Munduruku (Rede) registra 0,81% e Gilberto Vasconcelos (PSTU), 0,18%. 

 

Os percentuais correspondem aos votos válidos, cálculo que exclui votos brancos e nulos e as respostas dos entrevistados que não souberam ou não responderam. Como nenhum dos candidatos alcança mais de 50% nesse cenário, os números apontam para a possibilidade de segundo turno. 

 

Pesquisa ouviu eleitores de Parintins e outros municípios

O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro e ouviu 1.000 pessoas com 16 anos ou mais. Foram feitas 530 entrevistas em Manaus e as demais em 15 municípios do interior. 

 

Além de Parintins, a pesquisa alcançou Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Iranduba, Tabatinga, Humaitá, Maués, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Lábrea, Presidente Figueiredo e Careiro. 

 

A margem de erro informada pelo instituto é de aproximadamente 3,10 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-09042/2026.

 

Pesquisa 

Tags: