Prefeitura e SEBRAE participam do 4º Desafio Liga Jovem para incentivar empreendedorismo nas escolas

A iniciativa busca estimular os estudantes a criar inovações tecnológicas que solucionem os problemas reais do dia a dia, seja na escola, em casa ou na comunidade

Prefeitura e SEBRAE participam do 4º Desafio Liga Jovem para incentivar empreendedorismo nas escolas Foto: Leonardo Santos   Notícia do dia 16/05/2026

A Prefeitura de Parintins, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou na última quinta-feira, 15, no auditório Antônio Silva, uma reunião de alinhamento com os gestores das escolas da rede municipal para o lançamento do 4º Desafio Liga Jovem, considerada a maior competição de empreendedorismo de impacto realizada nas instituições de ensino do Brasil. 

 

A iniciativa busca estimular os estudantes a criar inovações tecnológicas que solucionem os problemas reais do dia a dia, seja na escola, em casa ou na comunidade, usando tecnologias sustentáveis ou digitais, para melhorar realidades através de apps, jogos, produtos, serviços ou o que mais a imaginação permitir. O Desafio Liga Jovem está na quarta edição e vê Parintins além da parte cultural, ela tem uma parte de bioeconomia muito forte também que pode ser trabalhada e levada para esses projetos. 

 

 “É um momento de partilha e conhecimento com o Sebrae se colocando à disposição das escolas da rede municipal, uma parceria da educação empreendedora. Essa parceria é muito importante para o município de Parintins. Queremos participar desse projeto, fazendo com que os nossos alunos se engajem cada vez mais, porque nas escolas nós temos alunos capacitados para participar desse grandioso e belíssimo trabalho”, afirmou a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares. 

 

O consultor do SEBRAE, Adrio Hattori, destacou o potencial de Parintins para desenvolver projetos: “É extremamente importante essa parceria da Prefeitura, estreitar esses laços e se preparar para o ano que vem, trazer já projetos, pensar em projetos para o ano que vem, já submetendo e entrando forte também com tudo que Parintins pode oferecer”.

 

Podem participar estudantes regularmente matriculados em 2026 nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), além do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico, de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, em cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

 

As equipes devem ser compostas por no mínimo dois e no máximo cinco estudantes, além de um professor orientador. Os projetos serão avaliados com base em cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e desenvolvimento do protótipo, com pontuação de 1 a 5 para cada item.

Tags: