Boletim aponta 26 novos casos de Covid-19 e 40 casos tratados em Parintins

Boletim aponta 26 novos casos de Covid-19 e 40 casos tratados em Parintins Arte: Vigilância em Saúde Notícia do dia 04/08/2020

Atualizado às 20h15min

 

O boletim epidemiológico desta terça-feira (04/08) aponta que, nas últimas 24 horas, houve o registro de 26 novos casos de contaminação, totalizando 3.486.

 

Também houve 40 casos tratados, elevando para 3.182 pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

 

Nessa edição foi confirmado mais 1 óbito pela doença, que ocorreu nas últimas 24 horas, elevando para 101 o total de mortes.

 

O relatório aponta ainda que 203 pessoas com diagnóstico de Covid-19, casos confirmados nos últimos 14 dias, se encontram em isolamento domiciliar. O número diminuiu em 15 registros.

 

Entre os casos confirmados, 18 pacientes estão internados em leitos de enfermaria do hospital Jofre Cohen, única unidade de referência no tratamento da doença no município polo do Baixo Amazonas. De ontem para hoje aumentou em 2 internações. A taxa de ocupação é de 18,55%.  

 

Quanto aos casos notificados, a Vigilância em Saúde aponta mais 142 registros, elevando para 10.724; os casos descartados somam 7.233, sendo 116 a mais em relação ao dia anterior; pessoas em monitoramento diminuíram 65 de ontem para hoje e agora foram contabilizados 1.275.

 

Zonas urbana e rural

O boletim epidemiológico completo, divulgado pela Vigilância em Saúde na segunda-feira (03/08), traz um retrato fiel da evolução do novo coronavírus no município de Parintins, zonas urbana e rural. (o material será anexado à matéria)

 

Na zona urbana, incluindo todos os bairros e áreas periurbanas (área que corresponde a um espaço onde as atividades rurais e urbanas se misturam, como as comunidades Aninga, Parananema e Macurani, onde estão assentados os conjuntos habitacionais Vila Cristina e o Residencial Parintins) a Covid-19 já atingiu 3.196 pessoas, o equivalente a 92,4% do percentual de transmissão do vírus.

 

Na zona rural, o coronavírus já circula em 54 comunidades e infectou 241 moradores, o equivalente a 6,9% das pessoas em toda a pandemia. Em edições passadas o Repórter havia citado 64 comunidades, porém, nas matérias foram incluídas as localidades que fazem parte das áreas periurbunas.

 

O boletim cita ainda que houve atendimento a paciente de Manaus (1) e de mais quatro municípios circunvizinhos, entre eles: Barreirinha (14), Nhamundá (4); Juruti (3) e Terra Santa (1). Os doentes atendidos na rede pública de saúde de Parintins representam 0,5% dos casos de coronavírus.

 

Texto: Neudson Corrêa

 

 

Boletim epidemiológico completo

Tags: