Foto: Tadeu Rocha
Notícia do dia 29/10/2026
O governador eleito do Amazonas, Omar Aziz, e o atual governador, Roberto Cidade, iniciaram nesta quinta-feira (29) as tratativas para a transição na gestão estadual. O encontro ocorreu no fim da manhã, na sede do Governo, na Compensa, com a presença da vice-governadora eleita, Alessandra Campelo, e do vice-governador Serafim Corrêa.
Após a reunião, Omar e Roberto destacaram a intenção de conduzirem o processo de forma republicana e colaborativa, com acesso às informações necessárias para o planejamento da próxima administração, que assume em 6 de janeiro de 2027. O governador eleito informou que está levantando nomes para formar uma equipe com representantes técnicos e políticos. Ele ressaltou que a participação no grupo não significa indicação para cargos no futuro secretariado.
“Ninguém foi convidado para ser secretário de Estado ainda por mim. Ninguém pode chegar e dizer que foi convidado, porque eu preciso primeiro saber a real situação das secretarias”, afirmou.
Omar também disse que aguardará a proclamação oficial do resultado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para formalizar os procedimentos. A proposta inicial prevê três representantes indicados pelo governo atual e três pela equipe eleita, com possibilidade de participação de outros profissionais.
O governador eleito afirmou que coordenará pessoalmente os trabalhos para acompanhar o diagnóstico da administração estadual e definir as prioridades do início do mandato. O levantamento sobre as condições de funcionamento das secretarias será fundamental para o planejamento das primeiras ações do novo governo. Omar destacou a necessidade de identificar os principais desafios da saúde, da segurança pública e da educação antes de definir medidas e equipes para cada área.