Foto: Luiz Felipe Santos/DPAM
Notícia do dia 01/10/2026
A Defensoria Pública do Amazonas (DPAM) oferece atendimentos jurídicos gratuitos durante a 4ª ExpoMulher e a 1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizadas no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A programação segue até esta sexta-feira (2).
Os atendimentos abrangem as áreas de Família, Registros Públicos e Regularização Fundiária. A instituição também disponibiliza atendimento especializado para mulheres em situação de violência.
A Defensoria participou ainda da abertura dos eventos nesta quinta-feira (1º), que reuniu representantes de instituições públicas, profissionais do Direito e integrantes da sociedade civil para discutir direitos das mulheres e acesso à Justiça.
Entre as pessoas que procuraram os serviços está Idamares Morais, de 43 anos. Ela tenta há meses conseguir a segunda via da certidão de nascimento e relatou que chegou a procurar um cartório, onde teria sido cobrado o valor de R$ 600 pela emissão do documento.
“Soube que ia ter atendimento da Defensoria e que o serviço é de graça. Como não estou conseguindo tirar minha identidade porque a certidão de nascimento é antiga, vim em busca desse serviço aqui. Tudo foi muito rápido”, contou.

Foto: Luiz Felipe Santos/DPAM
Palestras nesta sexta-feira
Além dos atendimentos, defensoras públicas participam da programação com palestras sobre os direitos das mulheres. Nesta sexta-feira (2), estão previstas as participações de Caroline Braz, às 9h; Petra Sofia, às 10h10; e da 2ª subdefensora pública-geral, Sarah Lobo, às 11h20.
Com o tema “Quando a justiça dialoga, elas avançam”, a 4ª ExpoMulher reúne serviços, oficinas, palestras, feira de empreendedorismo e atividades culturais.
Paralelamente, a 1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada promove debates sobre questões jurídicas, equidade de gênero e os desafios da advocacia. O evento é destinado a profissionais, estudantes e demais integrantes da área do Direito.
As inscrições para a Conferência são gratuitas e os participantes inscritos terão direito a certificado de 20 horas complementares.