Foto: Divulgação/ufam
Notícia do dia 04/08/2026
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou a colação de grau de 23 formandos de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), em parceria com o Centro de Educação a Distância (CED).
A sessão solene realizada na segunda-feira (03/08), no auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins, foi presidida pela Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner.
Compuseram a mesa, a professora Tanara Lauschner (reitora da Universidade Federal do Amazonas), professor Jurandir Moura Dutra (coordenador do curso e paraninfo da turma), professora Elaine Harada (diretora do Centro de Educação à Distância), professora Maria Eleonora da Silva Rodrigues (coordenadora do Polo de Parintins e homenageada com o nome da turma), professora Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos (diretora do Icsez/Ufam), professora Christiane Pereira Rodrigues (diretora do Ifam - Parintins) e Edmilson da Silva Albuquerque (patrono da turma).
A oradora da turma, Thayssa Matos Sarraf, ressaltou que, com a colação de grau, encerrava-se um ciclo em sua vida e dos colegas de curso, mas iniciava outro ainda mais desafiador. “Que cobremos as nossas autoridades oportunidades para exercer nossa profissão com responsabilidade, ética e compromisso, sendo agentes de transformação onde quer que estejamos inseridos e defensores do desenvolvimento sustentável”.
A professora Tanara Lauschner, reitora da Ufam, afirmou que o maior patrimônio que cada concludente leva da Universidade não é um diploma, mas a capacidade de continuar aprendendo, de questionar, de defender a Ciência, de valorizar a educação, de fazer escolhas responsáveis e de ajudar a construir uma Amazônia e um Brasil mais desenvolvidos, mais justos, mais sustentáveis e mais democráticos. “Parabéns pela conquista em nome da Universidade Federal do Amazonas”.
O professor Jurandir Moura Dutra, coordenador do curso e paraninfo da turma, parabenizou os formados e formadas do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. “Que vocês tenham coragem para enfrentar os desafios, sabedoria para tomar decisões, sensibilidade para ouvir as pessoas e firmeza para defender uma Amazônia ambientalmente protegida, socialmente justa e economicamente sustentável”.
Para a professora Elaine Harada, diretora do Centro de Educação à Distância, todos aqueles que concluíram o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental passam a integrar uma profissão que tem um enorme compromisso com o presente, mas principalmente com o futuro.
“Cada decisão tomada por um gestor ambiental pode impactar a qualidade de vida das próximas gerações. Então exerçam essa profissão com competência, responsabilidade e ética, honrando o compromisso que acabaram de assumir no juramento. Continuem sonhando, continuem estudando e continuem acreditando que é possível transformar realidades”.
Por fim, a professora Maria Eleonora Rodrigues, coordenadora do Polo de Parintins e homenageada com o nome da turma, ratifica a presença do curso em Parintins, no coração da Amazônia. “Falar de Gestão Ambiental é a nossa realidade, o nosso sustento, a nossa floresta e os nossos rios. Vocês se formam hoje não apenas para receber um diploma, mas para assumir uma missão: a de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação da nossa biodiversidade e o respeito às comunidades tradicionais”, completou.
Formandos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
- Adriana Cabral da Silva
- Aldlaine Gonçalves Bruce
- Alexandre de Jesus Cid
- Andrezza Menezes de Oliveira
- Asael Rocha Batalha
- Carlos da Silva Mendes
- Daniele dos Santos Pantoja
- Denildo Mendes de Araújo
- Denise Maria Marinho Dias
- Elisabete Gomes dos Santos
- Evandro Nonato Pacheco de Souza
- José Victor Bulcão Pena
- Josiane Santos da
- Jussara Andrade dos Santos
- Karine Lima Siqueira
- Karoline Lima Siqueira
- Melissa Pereira Amazonas
- Reandro de Souza Azevedo
- Sandro Souza Martins
- Silvia dos Santos Ribeiro
- Suane Glória Dinelly
- Thayssa Matos Sarraf Cisne
- Verônica Matos Pereira