Foto: Arquivo Secom
Notícia do dia 23/09/2026
Parintins inicia nesta quinta-feira (24) a segunda edição da Semana do Turismo, com uma programação que busca ampliar a atividade turística para além do período do Festival Folclórico. Até domingo (27), empreendedores, trabalhadores do setor, estudantes, comunidades e instituições participam de ações de qualificação, divulgação de produtos e apresentação de novos atrativos do município.
Com o tema “Parintins, a gente ama o ano inteiro”, a iniciativa pretende colocar em evidência segmentos como gastronomia, artesanato, patrimônio, cultura e natureza, além de experiências turísticas desenvolvidas tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais.
Uma das principais novidades deste ano é o 1º Salão de Turismo de Parintins, criado para aproximar empreendedores, profissionais do trade turístico, instituições e público. O espaço vai reunir produtos, serviços, roteiros, culinária, artesanato e outras experiências ligadas ao setor.

Foto: Arquivo Secom
Segundo a subsecretária municipal de Turismo, Carla Garcia, a proposta também é abrir espaço para pequenos empreendedores que ainda possuem pouca visibilidade no mercado.
“Esse evento foi pensado com todo carinho para esse público e tivemos uma grata surpresa com a procura. Muitos empreendedores nos procuraram porque queríamos justamente dar oportunidade para o microempresário, para aquela pessoa que ainda não é tão conhecida do público, mostrar o seu produto. O evento é aberto ao público, então qualquer pessoa pode conhecer os produtos, a culinária e o artesanato”, explicou.
Turismo além do Festival
Conhecida nacional e internacionalmente pelo Festival de Caprichoso e Garantido, Parintins tenta ampliar o fluxo de visitantes em outros períodos do ano. Entre as possibilidades estão os eventos religiosos e culturais, além de roteiros na Vila Amazônia, região do Uaicurapá e na sede do município.
O prefeito Mateus Assayag afirma que a estratégia é fortalecer uma cadeia econômica que envolve diferentes atividades.
“Pelo segundo ano consecutivo, realizamos a Semana do Turismo como uma forma de incentivar, fomentar e impulsionar um setor que tem um potencial enorme em Parintins. O turismo movimenta toda uma cadeia econômica, fortalece o trade e gera oportunidades de emprego e renda para o parintinense, seja na hotelaria, alimentação, transporte, comércio ou para quem trabalha como ambulante”, afirmou.
Segundo Assayag, eventos como Carnailha, Festival de Parintins, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Marcha para Jesus, aniversário do município e Réveillon também podem contribuir para manter a atividade turística em outros meses.
“Estamos trabalhando para criar e fortalecer novos atrativos e fazer com que Parintins seja cada vez mais conhecida e visitada durante todo o ano”, disse.
Sabores amazônicos viram experiência turística
A gastronomia também ganhou espaço na programação. Entre as experiências apresentadas estão bebidas desenvolvidas com ingredientes regionais.
O proprietário do Restaurante Refúgio Igapó, José Reis, criou três drinks especialmente para a Semana do Turismo: Iansã, à base de açaí; Vila Amazônica, de cupuaçu; e Secretos do Igapó, preparado com taperebá.
“O desafio foi criar três novas bebidas com sabores regionais e a essência amazônica. São drinks pensados para apresentar um pouco dos nossos sabores e da nossa identidade durante a Semana do Turismo”, afirmou.
A Semana do Turismo também reúne ações realizadas em parceria com Sebrae, Cetam, Senac, Ministério do Turismo, universidades e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A programação segue até domingo (27), com atividades direcionadas à qualificação profissional, integração dos agentes do setor e divulgação das potencialidades turísticas de Parintins.