Foto: Divulgação
Notícia do dia 27/09/2026
O governador e candidato à reeleição Roberto Cidade (Federação União Progressista) apresentou, neste sábado (26), a proposta de ampliar a presença permanente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para todos os municípios do estado em um eventual segundo mandato.
A proposta foi destacada durante agenda eleitoral em Coari, Uarini e Tefé, na região do Médio Solimões. Segundo a campanha, atualmente a instituição mantém presença em 43 municípios.
O plano apresentado pelo candidato prevê ampliação de cursos presenciais e híbridos, implantação de novos laboratórios e parcerias nacionais e internacionais nas áreas de pesquisa e extensão. A proposta também contempla cursos relacionados às potencialidades econômicas e sociais de cada região.
“A UEA é um orgulho para o nosso povo. Queremos garantir que o jovem do interior tenha a oportunidade de se capacitar, realizar seus sonhos e transformar a realidade da sua região sem precisar deixar sua terra e sua família”, afirmou Roberto Cidade.
Dados institucionais da UEA apontam 64 cursos ativos de graduação, contabilizados por nomenclatura. A campanha afirma ainda que a universidade possui 26.406 alunos matriculados, considerando graduação e pós-graduação.
Cidade também propõe realizar concurso público para ampliar o quadro de professores e servidores administrativos da instituição.

Foto: Divulgação
Hospital Universitário
Outra proposta apresentada pelo candidato é a construção de um Hospital Universitário da UEA, com atividades de ensino, pesquisa e assistência em saúde.
Durante a passagem por Coari, Uarini e Tefé, Cidade participou de mobilizações de campanha e também apresentou propostas para outras áreas. Entre elas estão cinco novos barcos-hospital, Centro TEA Amazonas, expansão das carretas de saúde, Hospital da Mulher e ampliação da chamada Muralha Digital.
O comerciante Natanael Ramos, de 62 anos, morador de Coari, avaliou positivamente a proposta de expansão da universidade. “Ver a universidade se consolidar no interior representa o futuro, não só para os meus filhos e netos, mas também para famílias de outras regiões do nosso estado. Com estudo de qualidade disponível, não será preciso ir embora para buscar oportunidades longe de casa”, afirmou.

Foto: Divulgação
A campanha também apresentou um balanço das ações do atual governo nos três municípios. Segundo os dados divulgados pela candidatura, Coari, Uarini e Tefé receberam mais de R$ 4,3 milhões em investimentos na saúde e ações de reforço da segurança pública.
Roberto Cidade disputa a reeleição pela coligação “União Pelo Amazonas”, formada pela Federação União Progressista, Podemos e PSB.