Roberto Cidade assina ordens de serviço para obras de pavimentação em Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá

Iniciativa conta com investimento de mais de R$ 40 milhões para recuperação viária, garantindo mais qualidade de vida aos moradores dos três municípios

Roberto Cidade assina ordens de serviço para obras de pavimentação em Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá Foto: Antonio Lima/Secom Notícia do dia 23/06/2026

O governador Roberto Cidade assinou, nesta segunda-feira (22/06), as ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá (a 135, 151 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente). Com investimento superior a R$ 40 milhões, as ações integram a segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas, em mais uma iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da infraestrutura no interior.

 

Durante a agenda, o governador destacou a importância dos investimentos para promover a qualidade de vida da população e ampliar as oportunidades de crescimento dos municípios localizados na calha do rio Madeira.

 

“Tenho muito compromisso, respeito e amor por Borba e por Nova Olinda do Norte. Vocês sabem do meu carinho, do meu empenho e do meu respeito pela calha do Madeira como um todo. Hoje, estar na condição de governador e poder assinar ordens de serviço como essas é muito gratificante. Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, pois o asfalto está chegando”, declarou Roberto Cidade.

 

Participaram da agenda o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Júlio César Langbeck Soares Neto, a coordenadora-executiva da UGPE, Daniella Falabelo Jaime, a prefeita de Nova Olinda do Norte, Professora Araci Cunha, o prefeito de Borba, Toco Santana e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.

 

De acordo com as autoridades municipais, a pavimentação das ruas trará benefícios diretos para a rotina da população, como a melhoria da mobilidade urbana e a ampliação da segurança para motoristas e pedestres. “É um sonho. Agradeço por esse tão sonhado asfalto. As máquinas já estão embarcando para Borba. O povo agradece e vai ficar muito feliz”, declarou o prefeito de Borba, Toco Santana.

 

Obras

Com investimento total de R$ 10,2 milhões, as obras em Nova Olinda do Norte incluem serviços de pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede do município, além da recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.

 

Em Borba, as obras também são voltadas à recuperação do sistema viário do município, totalizando 8,92 quilômetros de vias pavimentadas e investimento de R$ 15 milhões. 

 

Por sua vez, o município de Humaitá receberá serviços de pavimentação rígida em concreto, calçadas, meio-fio, dispositivos de drenagem e sinalização viária. Com investimento total de R$ 15 milhões, as obras contemplam 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.

 

Asfalta Amazonas

Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da UGPE e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), já firmou 54 convênios e 16 contratos no âmbito do Programa Asfalta Amazonas, alcançando 43 municípios do interior do estado, além de obras na capital.

 

Ao todo, estão previstos R$ 1,03 bilhão em investimentos para serviços de pavimentação e recuperação de 1.025,68 quilômetros de vias e ramais, fortalecendo a infraestrutura viária e promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população amazonense.

 

Na etapa atual do programa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos 545,26 quilômetros de vias e ramais a serem pavimentados ou recuperados nos municípios do interior, com investimento estimado em R$ 638,8 milhões. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a melhoria da mobilidade urbana, da conectividade e do desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado.

Fotos : Antonio Lima/Secom

Tags: