‘Recicla, Galera’ garante equipamentos e uniformes para trabalhadores da reciclagem em Parintins

Entrega beneficia integrantes da Ascalpin que atuam na coleta e destinação correta dos resíduos durante o festival

‘Recicla, Galera’ garante equipamentos e uniformes para trabalhadores da reciclagem em Parintins Foto: Tiago Corrêa/Secom Notícia do dia 25/06/2026

O projeto “Recicla, Galera”, do Governo do Amazonas, realizou nesta terça-feira (24/06) a entrega de 42 kits de equipamentos e uniformes para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin). A ação integra as iniciativas de valorização dos catadores e de estruturação das atividades de coleta seletiva e reciclagem realizadas durante o Festival de Parintins.

 

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sebrae Amazonas, a Coca-Cola Brasil e a Eneva, o projeto busca garantir melhores condições de trabalho, segurança e geração de renda para os catadores envolvidos na operação de reciclagem do festival.


“Ao longo de cinco anos, a gente vem trabalhando fortemente com a Associação de Catadores de Parintins em três eixos: o econômico, o social e o ambiental. Por meio do projeto, a gente trabalha a conscientização e a mobilização, tanto de moradores quanto de visitantes aqui da ilha, para que façam a destinação ambientalmente correta de seus resíduos”, explicou a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental, Fabrícia Arruda. 

 

Ao todo, foram entregues 216 Equipamentos de Proteção Individual (EPI), incluindo 42 pares de luvas, 41 pares de botas, 50 calças, 42 óculos e 41 chapéus. 

 

Os materiais serão utilizados pelos trabalhadores durante as atividades de coleta, triagem e comercialização dos resíduos recicláveis gerados tanto no período do festival quanto nas atividades rotineiras da Ascalpin.

 

Além da entrega dos equipamentos, os trabalhadores da Ascalpin também participam das ações operacionais do Recicla, Galera, que promove a coleta seletiva e a destinação adequada dos resíduos gerados durante a festa. Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, o apoio oferecido pelo projeto contribui diretamente para a valorização dos catadores e para a estruturação da associação.

 

“O Recica Galera veio dar uma possibilidade maior para a associação, porque o nosso trabalho, especificamente, não era reconhecido, até mesmo pela nossa população parintinense. E hoje, através do projeto, nós somos conhecidos mundialmente. Então isso veio mudar a estrutura da associação, não só em questão de maquinários, a extensão de equipamentos, mas também com uma renda a mais no período do festival”, destacou. 

 

Investimentos

Desde sua criação, o “Recicla, Galera” tem promovido investimentos contínuos na estruturação da Ascalpin. Em cinco anos de projeto, o investimento em equipamentos para estruturar a associação já é de mais de R$271,4 mil. Além dos EPI, os colaboradores contam com pagamentos em diárias diurnas e noturnas, somando R$33,7 mil.

 

Sobre o Recicla, Galera

O projeto “Recicla, Galera” é uma iniciativa realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Ambipar, Sebrae, Eneva e Coca-Cola Brasil. Em 2026, a ação também conta com o apoio da Braga Motos, Braga Veículos e Solar Coca Cola.

 

Ao longo de quatro edições, o projeto já destinou corretamente mais de 27 toneladas de resíduos recicláveis. Para a quinta edição, a expectativa é alcançar a marca de 12 toneladas de materiais encaminhados à reciclagem.

 

A galera que mais reciclar até o domingo (28/06) garante o título de Campeão Sustentável do Festival para o seu boi, além de R$ 20 mil em investimentos ambientais para a agremiação. 

Tags: