Programa da Sepror arrecadou cinco toneladas de frutas e verduras para doação a populações carentes

Associação do Morro da Liberdade, na zona sul, foi mais recente beneficiada pelo Programa de Redução de Desperdício de Alimentos da secretaria

Programa da Sepror arrecadou cinco toneladas de frutas e verduras para doação a populações carentes Foto: Divulgação/Sepror Notícia do dia 06/02/2020

A Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), por meio do Programa de Redução de Desperdício de Alimentos, realizou nesta quarta-feira (05/02) mais uma ação de entregas de frutas e verduras. Desta vez, a Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade recebeu 900 quilos de alimentos, recolhidos nas feiras Manaus Moderna, Banana e Amazon HortiFruti. Com esta nova entrega, chega a cerca de 5 toneladas o montante de alimentos já doados no começo de 2020.

 
Conforme o coordenador do programa e assessor da Sepror, Carlos Henrique Silva, o trabalho será ampliado em 2020. “Em 2019 arrecadamos 54 mil quilos, para 108 instituições. Ao todo, 65 mil pessoas foram beneficiadas. Neste ano já entregamos 5 mil quilos de alimentos, e seguiremos com as novas doações e entregas”, destacou.

 
O programa tem como parcerias Sesc/Mesa Brasil, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), comércios e feirantes que contribuem para a doação, triagem dos alimentos, até ser entregue aos beneficiários.

 
Para o feirante Pablito Félix, que contribui com a doação de alimentos, o momento é especial para todos, já que se sente útil fazendo uma boa ação. “Recebemos alimentos perecíveis e alguns não possuem preços comerciais adequados, por isso acabam sendo doados aos necessitados. Tudo que é doado tem qualidade para as mesas, e isso nos deixa bastante felizes”, declarou.

 
Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Programa Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, no bairro Campos Elíseos, onde é feita a triagem e a distribuição.

 

“Tudo passa por um processo de triagem. Vamos para a banca de alimentos, que passa por uma seleção de alimentos, e são descartados aqueles que já não possuem uma qualidade consumível”, explica o coordenador do Sesc/Mesa Brasil, Elinaldo Barbosa. Segundo ele, as parcerias realizadas desde março de 2019 seguem contribuindo com a segurança alimentar.

 
A redução de desperdício de alimentos, garante segurança alimentar à população em vulnerabilidade social e contribui para a erradicação da pobreza, por meio do recolhimento dos produtos nas feiras de Manaus e a distribuição para instituições cadastradas.

 
O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, explica que os alimentos recolhidos estão maduros, aptos para o consumo humano, e que todo processo de triagem é importante para a doação com qualidade.

 
“O programa faz parte do plano Safra, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU 2020/2030. Além disso, entregamos um caminhão ao programa, e o trabalho está avançando. Já começamos o ano de forma muito positiva e queremos bater a meta de cerca de 60 toneladas de alimentos arrecadados. Alimentos que iriam para o lixo e que, graças a esse programa de redução do desperdício em feiras, chega às mesas de forma saudável ao consumo das populações carentes via Mesa Brasil”, destacou.

 
O programa segue semanalmente com as coletas e parcerias realizadas pelo Sistema Sepror com a comunidade durante todo ano de 2020.


 
As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror)

Tags: