Foto: Tadeu Rocha
Notícia do dia 12/10/2026
O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), aparece à frente da professora Maria do Carmo (PL) na disputa do segundo turno das eleições de 2026. Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (12) aponta Omar com 56% das intenções de votos válidos, contra 44% da adversária, uma diferença de 12 pontos percentuais.
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 11 de outubro, com 1.200 eleitores de 16 anos ou mais, distribuídos pelos 62 municípios amazonenses.
No cenário que considera o total de entrevistados, incluindo votos brancos, nulos e indecisos, Omar Aziz registra 52% das intenções de voto, enquanto Maria do Carmo aparece com 42%. A diferença entre os candidatos é de 10 pontos percentuais. Outros 4% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 2% não souberam responder.
Maioria dos eleitores afirma já ter decidido o voto
A pesquisa também avaliou o grau de definição do voto para o segundo turno, marcado para o dia 25 de outubro.
Entre os entrevistados que manifestaram preferência por um dos candidatos, 89% afirmaram que a decisão já está tomada. Outros 9% disseram que ainda podem mudar de opinião até o dia da votação, enquanto 2% não souberam responder.
Os números indicam que a maioria dos eleitores consultados declara ter uma escolha definida, embora uma parcela ainda admita a possibilidade de mudança nas duas últimas semanas da campanha.
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado pelo instituto PoderData, a pedido da RealTimeAM Portal de Notícias Ltda., por meio de entrevistas telefônicas com seleção aleatória.
A margem de erro informada é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-07193/2026 e AM-08245/2026.
Os resultados representam um retrato das intenções de voto no período em que as entrevistas foram realizadas e não constituem uma previsão do resultado das urnas.