Parintins se transforma em referência em Saúde no interior do Amazonas 

Parintins se transforma referência em Saúde no interior do Amazonas 

Parintins se transforma em referência em Saúde no interior do Amazonas  Foto: Márcio Costa Notícia do dia 13/08/2024

O pioneirismo na Saúde ficou evidenciado na inauguração do Centro Especializado em Reabilitação do Interior do Amazonas (CET III). A solenidade ocorreu na segunda-feira, 12 de agosto. 

 

O CER III funcionará na Policlínica Padre Vitório, onde foi entregue modernos equipamentos para a automatização do laboratório da unidade.

 

Ao lado, da deputada estadual Mayra Dias (Avante), do secretário de Saúde Clerton Rodrigues, do bispo emérito de Parintins Dom Giuliano Frigeni e demais convidados, o prefeito Bi Garcia (PSD) inaugurou o primeiro Centro Especializado em Reabilitação do interior do Amazonas. 

 

A conquista, em parceria com o Governo Federal, permitirá o atendimento na reabilitação física, intelectual e auditiva da população. 

 

O prefeito afirma que também deu início oficial à Jornada de Atendimentos e Distribuição de Aparelhos Auditivos, em uma parceria internacional com a audiologista norte-americana Julia Shi Bosso. 

 

Esta é a sexta vez que a Dra. Júlia vem a Parintins, em parceria com a Prefeitura e grandes empresas do segmento auditivo. O trabalho seguirá até o dia 20, alcançando mais de 200 pessoas, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

 

O investimento da Prefeitura de Parintins na Saúde Pública ganhou o reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho em telessaúde. O prefeito faz um retrospecto de conquistas em sua gestão, onde ressaltou a implantação, em 2006, do primeiro Centro de Telemedicina do país.

 

"Somos o município com o primeiro Centro de Telemedicina do país, ainda na minha primeira gestão. Tivemos o prazer de recepcionar a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, juntamente com uma delegação de saúde da Dinamarca liderada por Vibeke van der Sprong, Diretora Geral Adjunta, Autoridade Dinamarquesa de Dados em Saúde (DHDA)".

 

Bi Garcia enfatizou as ações pioneiras realizadas no setor da Saúde que ajudaram a salvar vidas em Parintins. "Com alegria, ouvimos congratulações por esse serviço pioneiro realizado em nosso município. No nosso Centro de Telemedicina, conseguimos salvar vidas e evitar inúmeras amputações. Somos pioneiros, ousados, e buscamos parcerias para cuidar bem das pessoas", completou.

Tags: