Parintins capacita servidores municipais para reforçar combate a incêndios durante estiagem

Treinamento realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros reúne equipes da Limpeza Pública e do Meio Ambiente; município também aguarda reforço de brigadistas do PrevFogo/Ibama

Parintins capacita servidores municipais para reforçar combate a incêndios durante estiagem Foto: Hamilton Bahia - SECOM Notícia do dia 09/10/2026

Diante do aumento das ocorrências de incêndios e queimadas durante o período de estiagem, a Prefeitura de Parintins realizou, nesta quinta-feira (8), uma capacitação para servidores das secretarias municipais de Limpeza Pública e Meio Ambiente. O treinamento contou com a participação do Corpo de Bombeiros e teve como objetivo preparar as equipes para apoiar as operações de combate ao fogo na cidade e nas comunidades rurais.

 

A iniciativa integra as ações de enfrentamento aos incêndios que atingem diferentes regiões do município, ameaçando áreas de vegetação, propriedades rurais e residências.

 

Durante a capacitação, os servidores receberam orientações técnicas sobre procedimentos de combate a incêndios em vegetação, utilização de equipamentos e abertura de aceiros, faixas de terreno destinadas a dificultar a propagação das chamas.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros em Parintins, capitão Geandro Pimentel Oliveira, explicou que o treinamento busca ampliar o número de profissionais preparados para auxiliar nas operações.

 

“É um treinamento intensivo onde os servidores têm acesso ao conhecimento de como se fazer um aceiro, como se combater o fogo diretamente com a utilização de mochilas costais, com a utilização de pulverizadores, de atomizadores, enfim, todos os materiais e equipamentos necessários”, destacou.

 

Segundo o comandante, a qualificação dos servidores é importante para ampliar os recursos humanos disponíveis no enfrentamento dos incêndios na região do Baixo Amazonas.

 

WhatsApp Image 2026-10-08 at 15.41.48.jpeg

Foto: Hamilton Bahia - SECOM

 

Reforço do PrevFogo/Ibama

Além da capacitação dos servidores municipais, a Prefeitura de Parintins solicitou apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Dray, a previsão informada na quinta-feira era de que uma equipe do PrevFogo chegasse ao município nesta sexta-feira (9), juntamente com outros especialistas em combate a incêndios em vegetação.

 

O secretário ressaltou que as operações exigem mobilização constante de equipes, especialmente nas áreas onde o fogo se espalha rapidamente.

 

“É um combate diferente, muito intenso, requer muita força braçal realmente, muitos homens para trabalharem ali diariamente no combate e apagar mesmo qualquer tipo de resquício que pode ter fogo”, afirmou.

 

A chegada dos profissionais deverá ampliar a capacidade de resposta às ocorrências, principalmente nas comunidades rurais atingidas pelas queimadas.

 

WhatsApp Image 2026-10-08 at 15.41.49 (1).jpeg

Foto: Hamilton Bahia - SECOM

 

Integração entre secretarias

O secretário municipal de Limpeza Pública, Fábio dos Anjos, destacou a importância da participação dos servidores na capacitação e da atuação conjunta entre os órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros.

 

“É muito importante termos essa equipe pronta, preparada para agir, para somar força no combate a incêndios que vêm ocorrendo na cidade e no interior”, declarou.

 

A mobilização das secretarias ocorre em meio à intensificação das ações de combate aos incêndios em Parintins. Nos últimos dias, equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura atuaram em ocorrências na região da Vila Amazônia, incluindo a comunidade São Sebastião do Quebra, onde o fogo atingiu áreas de produção agrícola e ameaçou moradias.

 

Com a continuidade da estiagem e das altas temperaturas, o município busca ampliar a estrutura de apoio às equipes especializadas, enquanto o Corpo de Bombeiros permanece responsável pela orientação técnica das operações de combate aos incêndios.

 

A população também deve evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos, na queima de resíduos e em áreas de vegetação. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Tags: