Parintinense morre após queda durante montagem de alegoria da Flor Matizada, em Manacapuru

Acidente ocorreu nesta sexta-feira (28), durante os preparativos para o Festival de Cirandas outra ocorrência envolvendo guindaste atingiu integrantes da mesma agremiação

Parintinense morre após queda durante montagem de alegoria da Flor Matizada, em Manacapuru Foto: Divulgação Notícia do dia 28/08/2026

Um trabalhador morreu após sofrer uma queda durante os preparativos da Ciranda Flor Matizada para o Festival de Cirandas de Manacapuru, nesta sexta-feira, 28 de agosto.

 

O acidente aconteceu no Parque do Ingá, conhecido como Cirandódromo, onde as agremiações realizavam os últimos trabalhos para o início do 28º Festival de Cirandas de Manacapuru. O trabalhador atuava na parte elevada de uma estrutura ligada à montagem de uma alegoria da Flor Matizada quando sofreu a queda, a cerca de 12 metros de altura.

 

A vítima identificada como Jones Salgado, 45 anos, foi socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar em Manacapuru, mas não resistiu aos ferimentos. O artista era conhecido como “Nico”, natural de Parintins. Neste ano de 2026 ele atuou na equipe do artista de ponta do boi Caprichoso, Roberto Reis . 

 

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. A área onde ocorreu a queda chegou a ser interditada para os procedimentos de segurança e investigação.

 

WhatsApp Image 2026-08-28 at 16.38.12.jpeg

Foto: Divulgação

 

Em reportagem realizada diretamente da arena, profissionais que atuavam no local relataram que o trabalhador utilizava equipamentos de segurança. Segundo o engenheiro estrutural, Falick Reis, o acidente teria acontecido no momento em que a vítima fazia a descida da estrutura.

 

“Ele estava de cinto de segurança, porém, na hora em que ele vinha fazendo a descida da estrutura, tirou de um lado do ponto de apoio. Quando ia passar para o outro, a bota escorregou e ele caiu”, relatou.

 

O chefe de segurança, Jorge Luiz, também afirmou que a vítima utilizava cinto e que a queda teria ocorrido durante a troca do equipamento entre os pontos de apoio.

 

“Ele estava com o cinto direitinho, só que, na hora em que foi passar um cinto para o outro, não chegou a engatar, o pé escorregou e ele caiu”, afirmou.

 

O operador de guindaste Eliseu Arack também relatou que os trabalhadores receberam orientações para utilização dos equipamentos de proteção, incluindo cinto e capacete.

 

Após a queda, equipes de resgate que estavam no Parque do Ingá prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima ao Hospital Lázaro Reis, em Manacapuru.

 

Informações obtidas pela reportagem junto ao hospital apontam que a vítima sofreu graves traumatismos decorrentes da queda.

 

Acidente de 2022 também ocorreu em 28 de agosto
O episódio desta sexta-feira chama atenção também por ocorrer exatamente quatro anos depois de outro grave acidente envolvendo uma alegoria da Ciranda Flor Matizada e um guindaste no mesmo festival.

 

Na noite de 28 de agosto de 2022, durante a apresentação da Flor Matizada no 24º Festival de Cirandas, uma estrutura alegórica sustentada por um guindaste despencou no Parque do Ingá.

 

Inicialmente, 23 pessoas receberam atendimento após o acidente, entre brincantes e trabalhadores envolvidos no espetáculo. Algumas das vítimas em estado mais grave precisaram ser transferidas para hospitais de Manaus.

 

Dias depois, a cirandeira Vivian Ramos da Silva, de 24 anos, morreu após permanecer internada em decorrência dos ferimentos sofridos na queda.

 

Apesar da coincidência envolvendo a mesma agremiação, o uso de guindaste e a data de 28 de agosto, os acidentes ocorreram em circunstâncias distintas. As causas da ocorrência registrada nesta sexta-feira ainda precisam ser oficialmente esclarecidas.

 

 

 

 

Tags: