Omar Aziz reúne apoio de 37 vereadores de Manaus e dos 62 prefeitos do Amazonas no segundo turno

Adesões ampliam a base política do candidato ao Governo do Estado na capital e no interior; apenas quatro vereadores do PL ficam fora da aliança anunciada

Omar Aziz reúne apoio de 37 vereadores de Manaus e dos 62 prefeitos do Amazonas no segundo turno Foto: Tadeu Rocha Notícia do dia 09/10/2026

O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), ampliou sua base de apoio político para o segundo turno das eleições de 2026. Nesta quinta-feira (8), 37 dos 41 vereadores da próxima composição da Câmara Municipal de Manaus foram anunciados como apoiadores de sua candidatura. O movimento ocorre após o senador reunir também a adesão dos prefeitos dos 62 municípios amazonenses.

 

O apoio dos parlamentares foi confirmado durante reunião que contou com a presença do prefeito de Manaus, Renato Júnior (Avante), que já havia declarado apoio à chapa formada por Omar Aziz e Alessandra Campêlo (PSD), candidata a vice-governadora.

 

“Tem todo meu apoio, assim como da nossa estrutura, para o projeto de Omar e da nossa vice”, afirmou Renato Júnior.

 

Entre os 37 apoiadores estão suplentes que deverão assumir cadeiras na Câmara Municipal com a saída de vereadores eleitos para outros cargos. Segundo a articulação política do candidato, apenas os quatro parlamentares do Partido Liberal (PL) não integram a aliança anunciada.

 

WhatsApp Image 2026-10-09 at 09.20.32.jpeg

Foto: Tadeu Rocha

 

Apoio dos prefeitos fortalece presença no interior

A adesão dos vereadores de Manaus ocorre depois de Omar Aziz anunciar o apoio dos prefeitos dos 62 municípios do Amazonas.

 

No primeiro turno, o candidato já contava com 55 gestores municipais. Após a votação de domingo (4), os outros prefeitos anunciaram apoio à candidatura do PSD.

 

Entre os novos aliados estão Thomé Neto, prefeito de Autazes; Macelly Veras, de Maués; Radinho Alves, de Barcelos; Toco Santana, de Borba; e Lúcio Flávio, de Manicoré.

 

A ampliação das alianças também envolve deputados eleitos por partidos que estiveram fora da coligação de Omar no primeiro turno, como União Brasil, Avante e Agir.

 

O movimento representa uma reorganização das forças políticas estaduais após a primeira etapa da eleição, com lideranças que apoiaram outras candidaturas passando a integrar o grupo político do senador.

 

Alianças ampliam força política, mas disputa será decidida nas urnas

A concentração de apoios entre prefeitos, vereadores e deputados coloca Omar Aziz em uma posição de ampla articulação institucional no Amazonas. A presença de aliados na capital e no interior pode contribuir para a mobilização política durante as próximas semanas de campanha.

 

Entretanto, o apoio de lideranças políticas não representa transferência automática de votos. O resultado dependerá da decisão dos eleitores, especialmente daqueles que escolheram outros candidatos no primeiro turno.

 

Omar Aziz defende que a aproximação com os gestores municipais e parlamentares poderá contribuir para uma relação de cooperação entre o Governo do Estado e as prefeituras, caso seja eleito.

 

Segundo turno será no dia 25 de outubro

Omar Aziz terminou o primeiro turno com 841.846 votos, equivalentes a 40,63% dos votos válidos, segundo os números informados pela campanha.

 

No segundo turno, o candidato do PSD enfrenta Maria do Carmo (PL), em uma disputa marcada pela busca de novas alianças e pela tentativa de conquistar os votos dos eleitores que apoiaram outras candidaturas.

 

A votação está marcada para o domingo, 25 de outubro, quando os amazonenses escolherão o próximo governador do Estado.

Tags: