Foto: Divulgação SEMJEL
Notícia do dia 21/07/2026
Parintins fechou com chave de ouro a participação da modalidade badminton, no 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs 2026). A modalidade foi um dos grandes destaques da delegação parintinense, com a conquista de 5 medalhas, 3 troféus por equipes e 2 vagas garantidas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2026). O desempenho colocou Parintins entre as principais forças do badminton escolar do estado.
Medalhas individuais
Ouro: Wislander Oliveira – Infantil Masculino
Prata: Kamilly Vitória – Infantil Feminino
Bronze: Jenifer Pinheiro, Paulo Victor Xavier e Thayná Melo Souza – Infantil.
Troféus por equipe
1º Lugar: Infantil Masculino
2º Lugar: Infantil Feminino
2º Lugar: Juvenil Feminino
Vagas nos JEBs
As conquistas do ouro e prata na 47ª edição garantiram duas classificações para o município nos Jogos Escolares Brasileiros.
O atleta da Escola Municipal Luz do Saber, Wislander Oliveira, medalha de ouro no infantil masculino, celebrou a segunda classificação seguida para a etapa nacional. “Foi muito gratificante ter ganhado a medalha de ouro. É resultado do quanto eu me superei para me classificar pela segunda vez para os jogos nacionais. Ano passado eu fiquei em segundo lugar e esse ano eu fui campeão. Fico muito feliz por todos que me apoiaram e será um grande orgulho poder novamente representar o Amazonas nos jogos brasileiros”, festejou.
Kamilly Vitória, também atleta da escola da rede municipal, conquistou a medalha de prata no infantil feminino e uma nova vaga para Parintins nos JEBs. “Eu estou muito feliz por ter conseguido essa medalha e também pela classificação. Agora vou poder representar a minha cidade e o estado nos jogos nacionais”, comemorou.
A treinadora Sheila Pinheiro destacou o crescimento da modalidade na disputa estadual. “O badminton é a modalidade que mais cresce no nosso município e no estado. Mais uma vez a nossa participação nos jogos escolares do Amazonas foi maravilhosa. Resultados satisfatórios e estamos retornando para casa com várias medalhas, entre ouro, prata e bronze, e três troféus por equipe. Não foi fácil chegar até aqui, mas superamos as dificuldades e não deixamos a peteca cair”, ressaltou.

Foto: Divulgação SEMJEL
A professora Sheila agradeceu aos apoiadores da delegação de badminton para a disputa na capital. “Nossos agradecimentos ao prefeito Matheus Assayag, à vice Vanessa Gonçalves, à deputada Mayra Dias, à secretária de Educação Gizelle Soares, à gestora Rosana Ferreira, aos colegas e, em especial, aos pais que se empenharam para que os seus filhos pudessem estar até aqui. E aos alunos que se dedicaram muito, com humildade, chegamos até aqui e conquistamos mais uma vez a vaga para representar o nosso estado e o nosso município nos Jogos Escolares Brasileiros”, destacou.
Com o resultado positivo, o badminton de Parintins encerra os JEAs como uma das modalidades mais vitoriosas do município em 2026. A delegação de badminton retorna ao município nesta terça-feira.
Texto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM