Foto: Divulgação/Internet
Notícia do dia 18/08/2026
Uma balsa carregada com contêineres afundou parcialmente no rio Amazonas, nas proximidades da comunidade São Sebastião da Brasília, zona rural de Parintins. As informações são do repórter Ataíde Tenório, do Portal Conexão da Amazônia.
O acidente ocorreu enquanto a embarcação integrava um comboio que navegava pela região. As primeiras informações apontam que uma abertura no casco teria provocado a entrada de água, fazendo com que a balsa perdesse sustentação e parte da estrutura ficasse submersa.
Imagens divulgadas nas redes sociais por Renner Maia mostram a dimensão da ocorrência. Vários contêineres aparecem sobre a estrutura parcialmente afundada, enquanto parte da carga fica praticamente no nível das águas do Amazonas.
Até o momento, não há confirmação de vítimas ou feridos. Também não foram divulgadas oficialmente informações sobre o conteúdo dos contêineres, a quantidade de carga atingida ou a existência de combustível ou outros produtos que possam representar risco ambiental.
Acidente ocorreu próximo à comunidade Brasília
A comunidade São Sebastião da Brasília está localizada à margem esquerda do rio Amazonas, na zona rural de Parintins, e possui forte relação econômica com o rio. Entre as atividades desenvolvidas pelos moradores está a pesca, com destaque para a captura do camarão.
O acidente chama atenção justamente pela proximidade com a comunidade e pela necessidade de esclarecer o que estava sendo transportado nos contêineres e se existe algum risco para o rio e para os moradores da região.
Também ainda não há informações sobre a empresa responsável pela balsa e pela carga, nem sobre as providências para retirar os contêineres e recuperar a embarcação.
As causas do rompimento do casco deverão ser apuradas. O Repórter Parintins acompanha o caso e busca novas informações sobre as circunstâncias do acidente e a situação da carga.