Foto: Juju
Notícia do dia 31/05/2023
O aeroporto Júlio Belém terá novidade para as operações aéreas no período do Festival Folclórico de Parintins. A Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) vai testar um novo radar móvel para o controle de voos na cidade. A medida visa dar mais segurança no tráfego das aeronaves, que apresentam maior fluxo durante a festa de Garantido e Caprichoso.
O equipamento foi cedido pela EMBRAER às Forças Armadas para ajudar no controle de voos em Parintins, uma vez que há um grande crescimento de aeronaves e passageiros no aeroporto Júlio Belém no período festivo bovino. O uso do aparelho também busca atender as recomendações solicitadas pela equipe operacional dos controladores de voo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).
De acordo com o diretor do aeródromo, Jean Jorge, o novo radar vai auxiliar a equipe técnica de controladores de voo com informações sobre meteorologia e demais dados do destino das aeronaves. A equipe do CINDACTA IV chega em Parintins no dia 10 de junho para instalar os equipamentos na sala de controle de trafego no aeroporto Júlio Belém.
Além do uso do aparelho, o aeródromo recebe uma série de adequações, atendendo orientações de segurança dadas pela Agência Nacional de Avião Civil (ANAC). O trabalho de ajustes é executado pela Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).
“O aeroporto de Parintins já está se adequando para as operações aéreas do Festival Folclórico 2023. Há algum tempo nós já víamos o crescimento no número de aeronaves e passageiros e é necessária essa atenção especial da Prefeitura de Parintins. Tanto as adequações são solicitadas pela equipe operacional do CINDACTA IV, quanto pela ANAC para que a gente possa ter uma operação segura”, concluiu o diretor do aeródromo.
Eldiney Alcântara